sexta-feira, 11 de março de 2011

Funcionários de Santos são contaminados por mercúrio




 Pelo menos cinco funcionários da rede pública de saúde estão doentes. Prefeitura diz que vai investigar as causas da contaminação.

Pelo menos cinco funcionários da rede pública de saúde de Santos, no litoral paulista, foram contaminados por mercúrio, que é um metal pesado que pode causar problemas sérios nos rins e no cérebro. O produto estaria vazando de amalgamadores, aparelhos que misturam produtos químicos para restauração dos dentes.

“Pelo mercúrio ser de alta volatilidade, o que você inala fica retido no seu corpo”, afirmou Braz Antunes, que é presidente da Comissão de Saúde, da Câmara de Santos.

A contaminação só foi descoberta porque uma dentista da prefeitura fez exames a pedido de uma outra empresa onde ela trabalha.

O resultado mostrou que a quantidade de mercúrio no organismo da funcionária estava muito acima do que é considerado normal. Os outros funcionários das unidades básicas de saúde decidiram fazer o exame. Pelo menos cinco deles estão doentes.

A Secretaria de Saúde de Santos disse que tem conhecimento de apenas três funcionários com taxa de mercúrio elevada no sangue. Esses três, de acordo com a secretaria, estão afastados.


A Prefeitura disse ainda que vai analisar a situação de mais cinco servidores que trabalham no mesmo posto de saúde. Além disso, a secretaria disse que vai investigar como aconteceu a contaminação.


Fonte: G1