sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mercúrio em área pública contamina crianças no interior de SP


 Elas levaram para a escola bolinhas de líquido prateado que acharam em terreno perto de casa, em Rosana (SP)

Crianças de dois e três anos podem ter dano neurológico irreversível e prefeitura recebeu multa; polícia investiga


Quando Solange Antunes, 30, entrou em sua casa, viu os móveis e o chão cobertos por bolinhas de um líquido prateado que seus filhos de oito e dez anos haviam achado num terreno municipal e derramaram ao brincar.
Poucos dias depois, no final de junho, eles e os outros quatro irmãos começaram a ter febre, diarreia, vômito e irritações na pele -estavam contaminados por mercúrio.
As crianças levaram as bolinhas para a escola e ajudaram inadvertidamente a espalhar uma contaminação que expôs mais de cem pessoas no distrito Primavera, em Rosana (748 km de SP).
Dois dos seis filhos de Solange, Lorraine e Estefane, de dois e três anos, apresentaram o quadro mais grave.
Ficaram 12 dias internadas, dois meses em casa e, em setembro, foram transferidas para Presidente Prudente e depois para o Hospital das Clínicas da Unicamp, para tratamento adequado, até o último dia 2.
Elas correm risco de ter danos neurológicos irreversíveis. O mercúrio é tóxico, causa danos ao sistema nervoso e pode ser fatal, se inalado em grande quantidade.
A família também teve que deixar a casa, interditada.
O secretário municipal de Saúde, David Rodrigues, diz que, dos 130 exames de pessoas com suspeita de contato, cerca de 50 o apresentaram na urina e, dessas, 12 tiveram um nível "crítico" de mercúrio no sangue e estão intoxicadas. Alguns resultados ainda não estão prontos.

O terreno onde as crianças acharam cerca de 20 frascos -ou 1,5 kg- de mercúrio metálico numa sacola de lixo era usado como depósito de entulho pela prefeitura.
Ao procurar saber o que ocorreu, parentes encontraram seringas, luvas e outros materiais de lixo hospitalar, que não poderiam estar ali.

A área foi interditada pela Cetesb (agência ambiental de SP), que disse que o local era aberto e sem controle de acesso e aplicou multa de R$ 82.116,42 à prefeitura.

Segundo Rodrigues, a polícia investiga quem despejou os frascos no local inadequado, mas ainda não há pistas. "Pela grande quantidade, é de clínica particular."
O secretário diz que oito fiscais da Vigilância Sanitária da cidade recolhem lixo hospitalar e o encaminham para a destinação correta.

Ele afirma que foi feita uma campanha nas escolas da cidade e a prefeitura conseguiu rastrear todas as pessoas que estiveram em contato com o metal tóxico, que foram visitadas e tratadas.


Fonte: Folha de SP, 15 /10

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A mão invisível da fiscalização.




O Jornal Metro São Paulo na edição de ontem, trouxe reportagem de capa com o título “CET está de olho nas cargas perigosas”. Segundo a reportagem, 65% dos caminhões fiscalizados apresentavam irregularidades. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, afirma a reportagem, 821 caminhões foram fiscalizados, 535 apresentavam irregularidades. Dentre estas irregularidades estão problemas como pneus carecas, ausência de identificação do veículo e vazamentos no tanque de transporte.

No mês de setembro a Prefeitura de São Paulo, fixou marco regulatório para circulação de caminhões e outros veículos pesados nas marginais, obrigando-os a utilizar o Rodoanel.

A Comissão Parlamentar de Inquérito das áreas contaminadas na Câmara Municipal de São Paulo, ano 2009, apontou em seu Relatório Final que o Plano de Atendimento de Emergência – PAE, é quesito básico para transporte de produtos perigosos na cidade de São Paulo. O PAE é emitido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. É preciso ainda a Licença Especial de Trânsito de Produtos Perigosos também emitida por SVMA.

De acordo com o Relatório Final, a transportadora de porte destas licenças, necessariamente contratará empresa responsável para atendimento em caso de acidente.

Milhar e Centena na Cabeça!

O acidente ocorre, quem socorre?

Como a estrutura das empresas que operam este gentil mercado em geral é incapaz de atender longas distâncias em curto tempo, quem paga conta? Nosotros, ficando a cargo dos heróis do Corpo de Bombeiros fazer o atendimento. Façamos reza brava para que acidentes com resíduos perigosos não aconteçam no Rodoanel, pois naquelas bandas quem fiscaliza é a mão invisível do Estado.

Edson Domingues & Paulo Rodrigues

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Duas Operações, vários Problemas!





A Prefeitura de São Paulo apresentou neste ano, duas novas Operações Urbanas que certamente alterarão o perfil urbanístico da cidade. Trata-se de apetitosos projetos para o setor imobiliário sob o argumento de geração de emprego, com requintes de planejamento urbano. Parques lineares estão propostos com a reestruturação da orla ferroviária.

Batizadas como Operação Urbana Brás - Lapa e Operação Urbana Diagonal Sul, ambas tem como foco requalificar o uso do solo. No passado estes desejosos espaços foram ocupados pelo parque fabril paulistano. Nestas áreas, de tudo é possível encontrar em seus subsolos, desde desengraxantes a hidrocarbonetos, de metais pesados até pesticidas.

Quem não se empolga quando o assunto é Shell Vila Carioca? Ou quando o assunto é Revisão da Operação Urbana Água Branca? A Shell empulha a população de Vila Carioca há anos. Não há previsão para descontaminar o solo no entorno de seu site.

A Água Branca é vítima de sua própria Operação. Criada pelo Dr. Paulo Salim Maluf, só beneficiou meia dúzia de entendidos e a conta ficou para os desavisados. Tão lesiva ao agradável bairro da zona oeste paulistana, a Água Branca corre sérios riscos. Novo bairro está projetado para o lugar. Se não bastasse, lá esplandecem dois shoppings, uma futura Arena (Palestra), um Hipermercado, Casa de Shows, e dormem quatro torres na memória demolida do antigo Matarazzo. Lá só sobraram Chaminés. Soma-se a isso inúmeros residenciais numa via enfartada.

Resta-nos esperar a audiência pública, programada para 04 de novembro na Câmara Municipal de São Paulo, para então apontar: descontaminação já!

Edson Domingues




De Olho no Solo faz aniversário hoje!

 Hoje, dia 13 de outubro o Blog De Olho no Solo completa 2 meses.

Mesmo sendo um bebê na blogosfera , já vem tirando o sono de muita gente, principalmente daqueles que sabem o que deixaram para trás no solo onde passaram!

 Nós do Observatório Social " De olho no solo" agradecemos aos nossos amigos leitores todo voto de confiança dado e todas palavras de incentivo.E prometemos a vocês que continuaremos sempre DE OLHO, em prol de um vida saudável e de respeito ao meio ambiente

    Edson, Érica e Paulo ( Observatório social)



 
 Eu, Érica Sena, aproveito para agradecer ao Edson e Paulo a possibilidade de compartilhar essa fatia de bolo com vcs e parabenizar pelo trabalho idealizado.
abs,
Érica Sena