quinta-feira, 28 de abril de 2011

Após explosão, aterro da Grande SP apresenta plano de emergência .


Após uma reunião ontem (27) com o Ministério Público Estadual e a Cetesb (Companhia Ambiental de SP), o aterro Pajoan apresentou uma proposta de plano mergencial de segurança.
O lixão de Itaquaquecetuba (Grande São Paulo) foi interditado depois do desmoronamento de cerca de 450 mil toneladas de resíduos e de terra, que geraram até uma explosão, sobre a estrada do Ribeiro na segunda-feira (25).
Segundo o advogado da empresa, Horário Peralta, o plano prevê melhorar e agilizar os trabalhos no local do acidente.
"A Pajoan abrirá uma passagem para pedestres na estrada do Ribeiro [que liga os bairros Cidade Nova Louzada e Jardim Lucinda], irá isolar os locais onde são realizadas as escavações e implantará um sistema para evitar que o odor chegue às casas dos moradores", afirmou Peralta.
O plano emergencial prevê ainda um sistema de pânico que emitirá alertas sonoros sempre que alguma anomalia for detectada no aterro.

fonte: Folha de São Paulo - Rafael Marchiori

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aterro sanitário que desmoronou em SP já havia sido autuado 87 vezes



Montanha de 150 toneladas de resíduos desabou de lixão que atende 8 municípios da Grande São Paulo

26 de abril de 2011 | 17h 16

Daniel Mello - Agência Brasil
SÃO PAULO - O aterro sanitário de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, onde uma montanha de 150 toneladas de lixo desabou nesta segunda-feira, 25, já recebeu 87 autuações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Desde 2001, foram emitidas 51 advertências e 36 multas por problemas como falta de licença ambiental, emissão de odor e lançamento de chorume, o líquido proveniente do lixo.
Além de Itaquaquecetuba, o aterro também recebe o lixo de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Biritiba Mirim, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Arujá, todos municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
A Cetesb informou hoje, 26, que ainda mantém técnicos no local para ajudar na remoção do lixo. O desabamento provocou a interdição da Estrada do Ribeira e atingiu o Córrego Taboãozinho. O Corpo de Bombeiros está com dois carros no local e realiza buscas por possíveis vítimas.