sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vale Tudo !


Tim Maia ficou famoso por canções que embalaram a juventude de muitos de nós. Irreverente, Tim Maia colecionou processos na Justiça, foi preso nos EUA e polemizou durante anos com a Rede Globo de Televisão. Sua relação com vício nos é conhecida. Tim Maia tinha uma fama temida por todos seus admiradores. Show marcado, ingressos vendidos. Público presente, Banda Vitória Régia – que o acompanhou durante anos – no camarim. Cadê o Tim?

Ficou famoso por agendar e não comparecer. O assinante deste Post testemunhou ocasião em que Tim Maia não compareceu ao Show nas dependências do Palmeiras, zona oeste da capital paulista. Resultado pancadaria e tumulto geral.

Este Blog, mantido pelo Observatório Social De Olho no Solo tem como premissa apresentar cases importantes de contaminação do solo em todo o Estado de São Paulo, sempre reservando espaço para manifestação dos Interessados.

A Petrobrás foi citada no Post intitulado “A falta que Neto fez na Copa”. Procurada pela editoria do Blog, Fernando Ferreira, do Núcleo de Assessoria de Imprensa da Petrobrás, afirma em comunicado que “a Petrobrás não irá se manifestar sobre o assunto.”

A estatal venezuelana PDVSA está exportando comportamento. A Petrobrás, faz como Tim Maia, porém sem o seu grandioso talento!

Edson Domingues

O drama do Condomínio Barão de Mauá

Moradores de um condomínio sofrem reações do solo contaminado
















Fonte R7

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Se segura malandro...



Hoje é o dia. O bicho vai pegar em Brasília. O Supremo Tribunal Federal aprecia a matéria em tramitação, conhecida como Ficha Limpa. A Lei Ficha Limpa foi uma iniciativa da sociedade civil brasileira apresentada no Congresso Nacional através de Projeto de Lei de iniciativa popular, que exige apresentação mínima de 1% de assinaturas de eleitores de todo país.


Em 04 de Setembro deste ano, o Congresso Nacional aprovou a Lei, colocando centenas de Homens públicos com processos na Justiça transitado e julgado, na inelegibilidade.

A lista de pleiteados é grande. Gente graúda engrossa a lista, entre eles estão Joaquim Roriz, Paulo Maluf, Jader Barbalho e tantos outros. Como se diz no morro “a cobra vai fumar”.

Enquanto isso aqui entre nosotros começa a discussão da minuta do Projeto de Lei que vai listar o Ficha Suja. Elaborado por este Observatório Social, Ficha Suja objetiva dar publicidade às áreas contaminadas na cidade de São Paulo. Quantas e quantas engenhocas escondem-se embaixo dos seus contaminantes.

Oxalá tenhamos sucesso nesta tarde quente de quarta feira em Brasília! Se segura malandro!
Edson Domingues

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pedala Monark




No dia mundial sem carro, assunto não poderia ser outro: bicicletas. São Paulo possui uma frota de aproximadamente cinco milhões de automóveis. Não é preciso muito para falar das conseqüências para região metropolitana. Imensos congestionamentos, ar poluído, tempo perdido, problemas de saúde, e muitos outros.

O Movimento Nossa São Paulo apresentou esta semana em conjunto com o Ibope, pesquisa sobre as dificuldades da mobilidade urbana. A pesquisa afirma que 45% da população entende que sua qualidade de vida ficou estável. 76% dos paulistanos estão totalmente insatisfeitos com a qualidade do ar. Cresce a expectativa do paulistano por mais ciclovia. O paulistano exige do poder público alternativa para transporte público deficiente. Os ciclistas exigem mais respeito a este meio de transporte.

A Monark é uma das tradicionais empresas fabricantes de bicicletas no país. Instalou-se em São Paulo no mesmo ano da Declaração dos Direitos Humanos. Quatro anos depois, mudou sua planta para Santo Amaro.

Aí começa uma história que vai ditar os rumos da contaminação na bacia do Jurubatuba e fazer coro com outras amigas de contaminação. Sua atividade bicicletária infestou com metais o solo e as águas subterrâneas na Avenida Engenheiro Mesquita Sampaio 782. O passivo consta na Lista de Áreas Contaminadas da Cetesb com investigação confirmatória e detalhada. Antimônio, Cromo e Níquel fazem parte do recheio da Monark. Alegria das crianças, as bicicletas da contaminação pedalam livremente pela zona sul de São Paulo.
Para nosostros, recentemente a Gazeta de Santo Amaro anunciara que os primeiras pedaladas da despoluição no bairro começavam a acontecer. Como num drible de Robinho, a poluição da Monark continua dando suas pedaladas.

Edson Domingues

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Essa tal liberdade...


Terminou neste domingo (19/09) o Festival Revelando São Paulo, principal encontro da Cultura Tradicional Paulista. Na Era da velocidade da comunicação, o Revelando São Paulo é um encontro com as tradições mais remotas da cultura paulista. Culinária, artesanato, danças típicas, folclore, música, enfim, diversas manifestações que figuram o campo do patrimônio imaterial paulista e brasileiro. Com o episódio do elefante na loja de louças do Parque da Água Branca, o Revelando aconteceu no Parque do Trote e nas dependências do antigo vizinho Mart Center, Vila Guilherme.


Mart Center foi inaugurado em 1988, empreendimento que abrigou aproximadamente 300 lojas, centro de eventos, exposições e convenções. No passado, o Rio Tietê fazia seu curso pelas imediações. Com retificação do Rio que foge do mar, o local transformou-se em depósito de resíduos.

Parecer Técnico do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, publicado sob o nº 064/09, de 25 de Maio de 2009, afirma que “a gleba de 180 mil metros quadrados encontra-se num patamar mais elevado que a Avenida Guilherme e Rua Chico Pontes, sugerindo que o imóvel tenha recebido descartes. O Parecer também afirma que durante vistoria, observou-se instalação de poços de monitoramento ambiental e movimentação de terra.”

Tragédia pouca é bobagem! O Parque do Trote aberto em 2006 é patrimônio histórico do município. Qualquer intervenção no seu entorno é passível de aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental – CONPRESP. Hoje, Mart Center, é de propriedade da Vivenda Nobre Empreendimentos Imobiliários. Para o local estão projetadas pelos hermanos, 34 torres de 22 andares. Bingo! Castor de Andrade deve morrer de inveja! O município constrói o parque e a ventania compra a vizinhança. Mega valorização do entorno. É venda garantida com vista eterna para o parque. Problemas para nosotros! O cálculo você mesmo pode fazer: 34 torres, 22 andares, quatro apartamentos por andar.

Roberto Freire, presidente da Associação dos Amigos do Parque do Trote – Vila Guilherme lembra das condições precárias das vias projetadas para o bairro na década de 40: “...esta aberração de mega condomínio não passará por cima de 4.000 assinaturas dos moradores do bairro contrárias ao dano ambiental que promoverá ao bairro e ao parque...nosso bairro não tem infra estrutura viária para suportar esta loucura!” Na mesa do carteado estão descontaminação e o impacto de vizinhança.

Essa tal liberdade de mercado está mais para a música do cantor Wando.