terça-feira, 22 de março de 2011

A água nossa de cada dia...


Da radioativiadade da água no Japão às águas explotadas na cidade de São Paulo, só uma preocupação: contaminação. As notícias da terra do Sol são desanimadoras. Aqui em São Paulo as águas subterrâneas são constituídas com o histórico do passivo industrial porco da década de  70. A ANVISA dá a anuência enquanto as premissas do princípio da precaução são desprezadas. Basta visitar a página da Câmara Municipal de São Paulo e ler o capítulo "das águas" do Relatório Final da CPI Danos Ambientais de 2009. 

O Dia Mundial da Água é carregado de simbolismo. Os seguidores deste Blog diversas vezes se depararam com casos cabeludos. Seja no episódio da contaminação do Rio Ribeira de Iguape, contaminado pela Plumbum, seja na mortandade de crianças em Angola pela atividade do mercúrio, em todos os casos a contaminação deixou rastro pelo solo antes de chegar nas águas.

Nem tudo é tragédia no lado de baixo do Equador. Promovemos boas ações com marcos legais que mostram o caminho a seguir adiante. Enquanto predomina a Lei do Mercado nas relações ambientais, enorme esforço faz o legislativo e a Sociedade Civil em busca de regras mais rígidas de controle.

Enquanto isso esgota-se nossa capacidade.