sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fiscalização da Anvisa interdita 370 mil litros de agrotóxicos na empresa Nortox S.A.


Publicado em abril 1, 2011 por HC


Cerca de 370 mil litros de agrotóxicos interditados. Esse é o resultado da fiscalização realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na fábrica da empresa Nortox S.A, em Arapongas (Paraná), ao longo da semana passada.
Entre os produtos interditados estão os agrotóxicos Cipermetrina Nortox 250 CE e Tebuco Nortox. Nos dois casos, fiscais da Agência constataram alterações nos componentes da formulação dos produtos. “Com isso, esses agrotóxicos eram comercializados com composições diferentes das autorizadas pelo Governo Federal”, explica o diretor da Anvisa,  Agenor Álvares.
Além disso, a Nortox S.A foi autuada por produzir o produto Endossulfan Técnico Nortox, no período entre 2 de fevereiro de 2009 e 29 de junho de 2010, de forma diferente daquela autorizada pela Anvisa. Por ser considerado um agrotóxico extremante tóxico, e ter o uso associado a problemas reprodutivos e endócrinos em trabalhadores rurais e na população, o endossulfan será banido do mercado brasileiro a partir de 31 de julho de 2013.
Kit
Outra irregularidade identificada pela Anvisa na fábrica da Nortox S.A foi a comercialização de um kit que combina dois agrotóxicos – o Combine 500 SC da empresa Dow AgroSciences e a Hexazinona Nortox, sugerindo a mistura em tanque, sem autorização ou estudos que comprovem a segurança de tal prática.
Os agrotóxicos utilizados no denominado “Kit Combinado” foram interditados. A empresa Dow AgroSciences, responsável por um dos produtos utilizados composição, também foi autuada pela Anvisa.
Apesar do aperfeiçoamento dos controles de produção,a empresa ainda foi notificada pela Anvisa a efetuar ajustes em algumas formulações de agrotóxicos. “Podemos comprovar que as fiscalizações da Anvisa tem tido um forte caráter pedagógico, em função dos aperfeiçoamentos e melhorias que começam a ser identificados nas empresas fiscalizadas. Esperamos que as irregularidades diminuam trazendo maior segurança deste produtos à saúde”.  Caso sejam comprovadas as irregularidades, a Nortox S.A poderá pagar multa de até R$ 1,5 milhão por irregularidade encontrada.
Adulteração
Agrotóxicos são produtos com alto risco para saúde e meio ambiente e, por isso, sofrem restrito controle de três órgãos de governo: Anvisa, Ibama e Ministério da Agricultura. De acordo com o diretor da Anvisa, José Agenor “alterações na fórmula desses produtos aumentam significativamente as chances do desenvolvimento de diversos agravos à saúde, como câncer, toxicidade reprodutiva e desregulação endócrina em trabalhadores rurais e consumidores de produtos contaminados”.
Box: Produtos interditados