quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Duas Operações, vários Problemas!





A Prefeitura de São Paulo apresentou neste ano, duas novas Operações Urbanas que certamente alterarão o perfil urbanístico da cidade. Trata-se de apetitosos projetos para o setor imobiliário sob o argumento de geração de emprego, com requintes de planejamento urbano. Parques lineares estão propostos com a reestruturação da orla ferroviária.

Batizadas como Operação Urbana Brás - Lapa e Operação Urbana Diagonal Sul, ambas tem como foco requalificar o uso do solo. No passado estes desejosos espaços foram ocupados pelo parque fabril paulistano. Nestas áreas, de tudo é possível encontrar em seus subsolos, desde desengraxantes a hidrocarbonetos, de metais pesados até pesticidas.

Quem não se empolga quando o assunto é Shell Vila Carioca? Ou quando o assunto é Revisão da Operação Urbana Água Branca? A Shell empulha a população de Vila Carioca há anos. Não há previsão para descontaminar o solo no entorno de seu site.

A Água Branca é vítima de sua própria Operação. Criada pelo Dr. Paulo Salim Maluf, só beneficiou meia dúzia de entendidos e a conta ficou para os desavisados. Tão lesiva ao agradável bairro da zona oeste paulistana, a Água Branca corre sérios riscos. Novo bairro está projetado para o lugar. Se não bastasse, lá esplandecem dois shoppings, uma futura Arena (Palestra), um Hipermercado, Casa de Shows, e dormem quatro torres na memória demolida do antigo Matarazzo. Lá só sobraram Chaminés. Soma-se a isso inúmeros residenciais numa via enfartada.

Resta-nos esperar a audiência pública, programada para 04 de novembro na Câmara Municipal de São Paulo, para então apontar: descontaminação já!

Edson Domingues




Nenhum comentário:

Postar um comentário