quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lixo tóxico abandonado pode contaminar o lençol freático no interior


SÃO PAULO - Uma grande quantidade de lixo tóxico abandonado na antiga estação ferroviária de Matão, a 304 quilômetros de São Paulo, pode contaminar o lençol freático da cidade. Todos os 650 tambores com 200 litros cada têm sinal de ferrugem e alguns estão completamente comprometidos. Eles estão um ao lado do outro em meio ao mato alto e restos de outros produtos recicláveis. O lixo deve ser removido para Santa Catarina, em até 50 dias.
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o cheiro ácido de solventes e produtos químicos é forte no local. Em alguns deles, é possível ver a descrição. Alguns produtos são inflamáveis e muitos estão vazando.
De acordo com a Cetesb, a empresa de reciclagem que funcionava no local não tem alvará. O dono, que está preso por outros motivos, não fez nenhum tipo de regularização. Agora, a prefeitura, a Cetesb e a empresa que assumiu a malha ferroviária devem fazer a retirada dos tambores a partir de segunda-feira.
- Tudo será encaminhado para um local devido em Santa Catarina. Isso deve demorar um prazo de 40 ou 50 dias - disse o secretário de Fazenda Moacir José Bertaci.
De acordo com o gerente da Cesteb, Jorge Guimarães, o Ministério Público será informado da situação.
- Até por uma obrigação da Cesteb, para que se for o caso ele desenvolva um inquérito policial das empresas que tenham lançado nesse local - ressaltou.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário