sexta-feira, 18 de março de 2011

Angola: envenenamento mata centenas de crianças!




09 de Março, 2011
- Jornal de Angola

Em algumas zonas há poluição elevada
Fotografia: Afp
O envenenamento por chumbo provocado pela exploração ilegal de ouro matou, desde Novembro, mais de 400 crianças no norte da Nigéria, anunciaram, na segunda-feira, as autoridades daquele país.
Os novos dados sugerem que o número de vítimas fatais por causa desse problema no Estado de Zamfara (norte) está acrescer, depois de a ONU ter alertado que a contaminação por chumbo na região já havia causado a morte de, pelo menos, 400 crianças entre Março e Outubro do ano passado.
A atracção pela extracção ilegal de ouro é tal que agricultores pobres chegam a escavar a rocha com as próprias mãos, mas o minério retirado à volta das suas aldeias contém elevadas concentrações de chumbo, contaminando o ar, o solo e a água.
O excesso de chumbo causa danos irreparáveis aos sistemas nervoso e reprodutivo e nos rins. É especialmente nocivo em crianças pequenas e mulheres grávidas e lactantes, que passam o metal para os fetos ou bebés.“O organismo imaturo das crianças expostas a solos e ferramentas contaminados tende a absorver rapidamente o chumbo associado e nesse processo envenenam-nas, causando-lhes paralisia e até a morte”, disse Muhammad Sani-Sidi, director-geral da Agência Nacional de Gestão de Emergências, em nota divulgada na segunda-feira.Um relatório da ONU, feito este ano, com base numa missão conjunta de avaliação, indica que, em algumas aldeias de Zamfara, foram encontrados no solo níveis elevados de poluição por chumbo e que os de mercúrio no ar estavam quase 500 vezes acima do limite aceitável.
O relatório acrescenta que muitas crianças, com menos de 5 anos, e vários adultos apresentaram exames com “níveis extremamente altos de chumbo no sangue”.
Uma amostra de água potável, refere o documento, tinha uma presença de chumbo cerca de dez vezes superior ao limite recomendado pela ONU.




Um comentário:

  1. Prezados,
    Triste realidade...precisamos de fato: DENUNCIÁ-LAS nos canais de comunicação social!
    Parabéns pela postagem que aborda os DIREITOS HUMANOS/INFANTIS...
    Atenciosamente/Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir