terça-feira, 21 de setembro de 2010

Essa tal liberdade...


Terminou neste domingo (19/09) o Festival Revelando São Paulo, principal encontro da Cultura Tradicional Paulista. Na Era da velocidade da comunicação, o Revelando São Paulo é um encontro com as tradições mais remotas da cultura paulista. Culinária, artesanato, danças típicas, folclore, música, enfim, diversas manifestações que figuram o campo do patrimônio imaterial paulista e brasileiro. Com o episódio do elefante na loja de louças do Parque da Água Branca, o Revelando aconteceu no Parque do Trote e nas dependências do antigo vizinho Mart Center, Vila Guilherme.


Mart Center foi inaugurado em 1988, empreendimento que abrigou aproximadamente 300 lojas, centro de eventos, exposições e convenções. No passado, o Rio Tietê fazia seu curso pelas imediações. Com retificação do Rio que foge do mar, o local transformou-se em depósito de resíduos.

Parecer Técnico do Departamento de Controle da Qualidade Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, publicado sob o nº 064/09, de 25 de Maio de 2009, afirma que “a gleba de 180 mil metros quadrados encontra-se num patamar mais elevado que a Avenida Guilherme e Rua Chico Pontes, sugerindo que o imóvel tenha recebido descartes. O Parecer também afirma que durante vistoria, observou-se instalação de poços de monitoramento ambiental e movimentação de terra.”

Tragédia pouca é bobagem! O Parque do Trote aberto em 2006 é patrimônio histórico do município. Qualquer intervenção no seu entorno é passível de aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental – CONPRESP. Hoje, Mart Center, é de propriedade da Vivenda Nobre Empreendimentos Imobiliários. Para o local estão projetadas pelos hermanos, 34 torres de 22 andares. Bingo! Castor de Andrade deve morrer de inveja! O município constrói o parque e a ventania compra a vizinhança. Mega valorização do entorno. É venda garantida com vista eterna para o parque. Problemas para nosotros! O cálculo você mesmo pode fazer: 34 torres, 22 andares, quatro apartamentos por andar.

Roberto Freire, presidente da Associação dos Amigos do Parque do Trote – Vila Guilherme lembra das condições precárias das vias projetadas para o bairro na década de 40: “...esta aberração de mega condomínio não passará por cima de 4.000 assinaturas dos moradores do bairro contrárias ao dano ambiental que promoverá ao bairro e ao parque...nosso bairro não tem infra estrutura viária para suportar esta loucura!” Na mesa do carteado estão descontaminação e o impacto de vizinhança.

Essa tal liberdade de mercado está mais para a música do cantor Wando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário