terça-feira, 5 de outubro de 2010

Comentários a respeito de John.


O cantor Belchior fez grandes sucessos da música popular brasileira. Numa de suas canções – “Comentários a respeito de John”, feita em parceria com o atual Vereador do PV de São Paulo, José Luís Penna - clamava para que deixe que ele decida sua própria vida.

Canção de 1976 tornou realidade em 2009. Jornais de todo o país faziam a pergunta: Onde está Belchior?
Até mesmo o maior programa de variedades da principal emissora de televisão brasileira entrou na onda, “onde está Belchior?”.

Belchior deixou seu carro no estacionamento do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo no ano de 2006, e desapareceu sem deixar rastro. Foram três anos de desaparecimento. O que pedia na canção “Comentários a respeito de John”, não foi respeitado.

Passou agosto de 2009, e a imprensa paulistana tamanha busca frenética, jamais realizada, o encontrou nos arredores de Montevidéo, Uruguai. Acabaram com o sossego do músico que passava suas tardes no Balneário de Maldonado, pintando, escrevendo e namorando.

Este observatório recebeu denúncia sobre contaminação do solo na área de propriedade da Tegma Logística, localizada na Avenida Nicola Demarchi, em São Bernardo do Campo. A principal suspeita é de contaminação do solo por hidrocarbonetos. A área não é mencionada na última Lista de Áreas Contaminadas da Cetesb, 2009.

Em Post de 16 de Setembro de 2010, este Observatório Social alertava sobre a denúncia e ausência da área acima citada na Lista Oficial. Prima este observatório sempre ouvir outro lado.
O outro lado, Tegma Logística, emitiu nota ontem, 04 de outubro de 2010, com a seguinte informação: “A Tegma Gestão Logística esclarece que não há em nenhuma de suas instalações em SBC, contaminação do solo por ocasião de suas atividades no município...”.

Demorou, não tanto como Belchior para pronunciar-se. Resta saber quanto tempo levará para esclarecer dúvidas de possível contaminação, episódio este que só a mão invisível da Cetesb ABC poderá interferir.

Se Belchior desapareceu durante três anos, quanto tempo aguardará a sociedade civil, para realização de investigação preliminar e confirmatória afastando eventuais dúvidas e riscos? A Cetesb ABC não pode clamar como a canção acima mencionada: “...deixe que eu decida  própria vida”.
Edson Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário