segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Olhar ecológico através do Judaísmo.




A advogada carioca Ann Wainer buscou na Torá, livro sagrado do judaísmo, adotado pelo Cristianismo como Velho Testamento, a origem e atualidade das normas ecológicas. Como na Lei dos Homens não se pode transgredir, alegando desconhecimento, no livro sagrado judaico assim está:...”pois a coisa está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para que a observes”(Deuteronômio 30:11-14).

Quando Abrão pede a Lot que se estabeleça em direção oposta a sua, ali estava surgindo intuitivamente o moderno conceito de impacto ambiental , algo que seria desastroso ambos se estabelecerem na mesma porção de terras, já que estavam carregados de gado, (Genesis 13)

Já a preocupação com os excrementos, está contida, em Deuteronômio capítulo 13 “...e quando te abaixares lá fora,...e volvendo-te cobrirás o que defecaste”.

Este Observatório tem como pauta escancarar a contaminação de nosso solo, outrora sagrado, e cobrar das autoridades e responsáveis pela contaminação a descontaminação com base na lei de crimes ambientais 9.605/98 e outras normas legais.

Ainda na obra de Wainer, encontramos em Isaias 24:5:“...Na verdade a Terra esta contaminada por causa de seus moradores transgridem a lei, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna”.

Em Gêneses 2:5, Deus ordena que o homem cultive e guarde o Jardim do Éden, basta uma piscadela para percebermos que não estamos agindo de acordo com o mandamento Divino, daí a necessidade de leis e mais leis.

O olhar Divino e o olhar pagão sobre o ambiente estão cheios de pecados, difíceis de serem pagos.

Paulo Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário