segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Revitalização da Vila Carioca e da Móoca



Uma área compreendida em ao menos 1,6 mil hectares da Zona Leste vai integrar os planos de intervenção urbanísticas da Prefeitura, com o intuito de revitalizar áreas subutilizadas, sobretudo no eixo compreendido entre a Mooca e a Vila Carioca.

Segundo Luis Ramos, chefe da assessoria de planejamento urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o Termo de Referência para contratação do projeto para a região já está sendo desenvolvido e o edital para licitação da empresa, que fará as intervenções, deve sair até o fim do ano. 

A execução do projeto em si ainda não tem uma previsão de início. 

“Saindo o edital há aquele período de análise de licitação. O vencedor da licitação deve sair no primeiro semestre de 2011, porém, tendo fechado o projeto de operação urbana, ele terá de passar pelo crivo da Câmara Municipal, sendo aprovado por lei. Só depois é que o projeto vai começar mesmo a ser executado”, disse, ressaltando que a ideia é trazer uma nova qualidade para as áreas, muitas delas, galpões onde funcionavam indústrias e que hoje estão abandonados ou sendo utilizados como depósito. “Pretendemos aproveitar a existência da ferrovia, como transporte coletivo de boa capacidade, e modificar estes galpões, valorizá-los, sempre possível criar empregos na região e residências”, afirmou.

Citando galpões na Avenida Henry Ford, Ramos salientou que o projeto de reurbanização da Mooca/Vila Carioca vai trazer uma integração com a cidade como um todo, já que existe uma intersecção na região. “O Ipiranga está ali e para na ferrovia. A Mooca para na ferrovia. É preciso uma integração e uma centralidade ao longo deste eixo. Aliás, existe um grande potencial nesta região. Estas intervenções vão promover um crescimento da cidade, mas para a região central e não em áreas periféricas”, finalizou.

Terrenos passarão por análise para checar se estão contaminados


Como parte dos investimentos em desenvolvimento sustentável na cidade, a Prefeitura está participando de um projeto de integração técnica que envolve a União Europeia por meio de intercâmbio com diversas cidades da América Latina. O projeto Urbal III Integration – Integrated Urban Development, é baseado na experiência da cidade alemã de Stuttgart, onde foi realizado um grande projeto de descontaminação de áreas e uso posterior.


O projeto, que prevê a revitalização de áreas degradadas e com suspeita de contaminação de solo e subsolo, além de promover o desenvolvimento econômico, terá como região piloto Mooca e Vila Carioca. “Onde se concentra a antiga área industrial, vai ser feita avaliação preliminar de contaminação para sabermos quais as áreas que têm (contaminação) e quais não têm. Também serão indicadas medidas de como poderá ser feita a remediação (da contaminação) ou não. A remediação é possível com técnicas de manejo sem nenhum risco à saúde”, comentou Lisandro Frigerio, chefe da assessoria técnica de operação urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Segundo Frigerio, o prazo da análise do solo, após a contratação da empresa, é de 150 dias. O projeto, que começou no ano passado e vai até 2012, tem possibilidade de receber recursos da União Europeia, porém, é fato que a Prefeitura também vai investir.  “Os projetos de operação urbana, que têm como objetivo requalificação de áreas, são projetos de médio e longo prazo. No caso, a região da Mooca foi escolhida para iniciar o projeto por ser o maior conjunto do gênero (industrial, com áreas degradadas). Uma outra região que pode se assemelhar é a da Vila Leopoldina”, exemplificou Frigerio. 

Fonte: Metrô News, 04/10 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário