terça-feira, 23 de novembro de 2010

Só Cristo Salva!


O Rio de Janeiro neste momento possui oito grandes projetos em andamento. Todos este são de ordem do capital estrangeiro. Associados ao Pré-Sal, estes investimentos transformarão o perfil econômico do Estado Fluminense. Nada mais, nada menos que General Elétric, IBM, ThyssenKrup, Hyundai e Volvo, dentre outras empresas, estão com empreendimentos em andamento ou planejados para a felicidade do Governador Sérgio Cabral.

São Paulo já viu este filme antes. Dentre os empreendedores que vislumbram novos ares, está a auto-denunciante Procter & Gamble. Para refrescar a memória dos seguidores deste Blog, vamos voltar ao ano de 2005. A P&G é filhote do Tio Sam. Instalou-se na Bacia do Jurubatuba e deixou o solo em situação pior do que qualquer banheiro dos bares da Praça Júlio de Mesquita, centro velho de São Paulo. Ciente do que deixou para trás, anunciou o que deixou no solo e nas águas subterrâneas, mas a mão invisível do mercado não sabe o que faz com o tamanho do bolo.

Agora chegou a vez dos conterrâneos de Lima Barreto. Serão investidos US$ 30 milhões na nova Unidade no município de Queimados – RJ. Lá o processo produtivo deverá ser um pouco mais moderno. Se seguir a lógica da Teoria da Dependência, todo maquinário obsoleto na América do Norte será levado para terras fluminenses.

O filme da P&G em Sampa está queimado. Em Queimados será diferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário