quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cidade Compacta



       Secretário Eduardo Jorge e o Pref. Gilberto Kassab

O Seminário Internacional São Paulo - Cidade Compacta, realizado nesta quarta-feira (15/9), teve como objetivo discutir o desenvolvimento urbano sustentável da cidade de São Paulo baseado na experiência da cidade alemã de Stuttgart.

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira (15/9) o Seminário Internacional São Paulo - Cidade Compacta. O objetivo do encontro foi debater o desenvolvimento urbano sustentável de São Paulo, com base na experiência da cidade alemã de Stuttgart. Ela representa a União Européia na coordenação do projeto Urbal III Integration - Integrated Urban Development, que realiza um trabalho de intercâmbio na área com diversas localidades da América Latina.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente está trazendo para São Paulo o conceito da cidade compacta. É um programa de reurbanização, de eficiência energética e de cultura de paz. Visa a recuperar, de forma racional e pluriclassista, o centro e o centro expandido de São Paulo, que passa por esvaziamento populacional, e evitar o espalhamento da Cidade, sobretudo em áreas de mananciais e de proteção ambiental, que foram alvo de ocupações nas últimas décadas.

Nesta semana, autoridades de todas as cidades participantes, incluídas as de Stuttgart, estão no Brasil para conhecer os projetos piloto das cidades brasileiras. O ponto crucial da visita foi o seminário, que apresentou e discutiu experiências e iniciativas de renovação urbana e desenvolvimento interno em andamento no município de São Paulo diante da experiência alemã.

Presente à solenidade de abertura do seminário, o prefeito de São Paulo ressaltou a importância da troca de informações entre as cidades. "Essa é uma oportunidade extraordinária, pois a sustentabilidade é cada vez mais o principal lastro de todas as ações do poder público nas grandes metrópoles. E isso não é diferente em São Paulo. A Capital possui 11 milhões de habitantes e é uma cidade que precisa se renovar. São Paulo precisa ter qualidade de vida, o que significa combater a poluição e criar mais parques", exemplificou o prefeito.

Durante o evento, foram citados os casos das operações urbanas Lapa/Brás, Mooca/Vila Carioca e Rio Verde/Jacu, projetos que visam à reutilização e revitalização de áreas degradadas e subutilizadas, como ao longo de linhas férreas, por exemplo. Projetos semelhantes já estão em andamento em Stuttgart, conforme explicou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano.

"Stuttgart realiza um projeto utilizando áreas atravessadas por trilhos, exatamente como pretendemos fazer em nossas três operações urbanas. Na cidade alemã, havia uma linha de trem que parava no centro da cidade, parecido com o que temos aqui, com a Estação da Luz. Eles estão enterrando os trilhos e liberando a área do terreno. Mas, para isso, eles estão fazendo um importantíssimo trabalho de descontaminação", explicou o secretário-adjunto.

O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente explicou como São Paulo vai ser foco de atenção em torno do tema Cidade Compacta e Meio Ambiente. Já o secretário de Habitação discorreu sobre a recuperação de edificações abandonadas no centro de São Paulo para uso em programas habitacionais.

Também marcaram presença no seminário o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Stuttgart, Werder Flad, o coordenador-geral do projeto Integration, Herman Kirchholtes, e a diretora regional do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Laura Valente de Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário