terça-feira, 14 de setembro de 2010

A copa 2014 nem começou, mas a luta está acirrada


Será que nossa querida capital possui um karma no que se diz respeito com a Copa 2014? Ou será mandinga dos outros estados?
Primeiro o Piritubão recebe cartão vermelho e perde a grande jogada, e agora o Fielzão está sujeito a receber um também. O que acontece?
De repente, não seja fácil explicar na visão dos donos da bola, mas na visão analisada através de perfurações e amostras de solo é de uma simplicidade só.  O ser humano, não contente em interferir na água e no ar, tem interferido muito no solo, isso nos mostra o relatório atual das áreas contaminadas do estado de SP (CETESB), que infelizmente não se resume apenas à área da esperada Arena de Pirituba, mas dezenas delas.
Por mais que isso represente um perigo escondido, já que quase ninguém tem acesso ou se interessa por esse assunto, a contaminação está presente por várias substâncias químicas deixadas como lembrança por postos de gasolina, indústrias diversas, entre outros, e sem saber os seres, não só os humanos, absorvem, acumulam e se rendem a todas as conseqüências disso, produzindo inúmeras doenças graves como o câncer ao passar dos anos.
Imagino quantas pessoas já entraram, e entram, sem saber, em contato com todos esses perigos, principalmente a classe operária que trabalha como escravos na construção civil.
Mas nem só de substancias contaminantes e minhocas vivem o solo paulista, as grandes cidades, como a nossa possuem uma super rede de tubos / dutos cheios de gás, petróleo e outros derivado. Eu considero a presença deles tão perigosa, quanto à dos contaminantes, já que são explosivos. 
E para azar de muitas pessoas, não é que alguns deles passam bem debaixo da área destinada à construção da Arena de Itaquera? Parece brincadeira, mas é sério!
Segundo dados da empresa subsidiaria da Petrobrás (TRANSPETRO), os dutos (OSVAT 22 e OC 24) foram instalados há mais de três décadas, e por eles passam o diesel, a gasolina e o óleo combustível. Cabe a TRANPETRO avaliar o impacto da construção do estádio sobre os dutos e dar o veredito final desse drama.
Páreo duro, não é? A pergunta que posso fazer é: será que é melhor morrer aos poucos ao ser contaminado na Arena de Pirituba ou morrer imediatamente durante uma explosão de algum dos dutos, junto com os rojões?
Brincadeiras a parte torço pela vida, mesmo que isso vise a não realização da copa em SP, e assim a não arrecadação de fortuna por muitos.

Érica Sena, 14/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário