quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lição de Casa



Em 1979, São Bernardo do Campo entra definitivamente para a história recente do Brasil. O filho de Dona Lindu tinha sobre a cabeça helicópteros, baionetas e um Regime. Ao seu lado, 140 mil operários de braços cruzados. O resultado é conhecido. O bom filho sempre a casa retorna. O ótimo filho cuida bem de uma nação. O mais nobre filho de São Bernardo é o “Cara”! Faz e acontece. Decide os rumos de um país, não mais com 140 mil operários, mas com quase a totalidade dos 200 milhões de brasileiros. São Bernardo dá bons frutos!

Se o lastro político do operariado do ABC mudou a cara do Brasil. O lastro deixado pelo patronato foi alarmante em SBC. O lastro tem nome, ora é persistente, ora volátil. Tem endereço fixo e não tem prazo para deixar a cidade.

A Lista de Áreas Contaminadas da CETESB para o município é extensa. São 88 áreas atoladas num mar de contaminantes. Se o operariado inovou na categoria política no ABC, o proteinado empresarial inovou na contaminação. Por lá deixaram: Biocidas, Fenóis e POPs. Mais riscos de neoplasias, interrupção do sistema hormonal, endometriose e disfunção do aprendizado. Riscos para todos os lados.

A Lista da CETESB é modesta, assim como no Reinado da Vila Leopoldina, ‘otras cositas más ‘estão espalhadas por lá. Na Avenida Nicola Demarchi, suspeita-se que muita coisa foi jogada para debaixo do tapete. As áreas pertencentes à Tegma Gestão de Logística Ltda e Sada Transportes e Armazenagens Ltda podem engrossar a herança maldita. Ambas não constam na Lista oficial.

Se os riscos necessitam de avaliação e de gerenciamento, em razão de eventuais contaminações, disfunções do aprendizado decorrentes destes processos podem ter afetado os contaminadores. Vai à lição de casa: já podem começar a descontaminação!

Edson Domingues, 16/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário