sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cuidado com esse tal de Chá...




Na atualidade deparamos-nos com a mudança de comportamentos em todas as esferas. Muitos afirmam que é sinal dos tempos, como se estivéssemos próximos do juízo final. Como alguma coisa sempre está fora da ordem, não nos assustemos. Setembro é mês da primavera, e bons ventos sopram por aí.
No capítulo da ordem urbana, a demolição do degradado edifício São Vito começa a virar realidade. O Museu Paulista, preciosidade brasileira, passará por restauro. Oxalá tivéssemos a mesma sorte com a implosão do Elevado Costa e Silva.

Nesta onda, que deixa de ser cinza para tornar-se um pouco mais saudável, novas paisagens virão por aí.

A Cetesb de Santana atestou recentemente a reabilitação da área da UNILEVER, localizada na Rodovia Anhanguera com Marginal Tietê. O Termo de Reabilitação de Área Contaminada para averbação na matrícula imobiliária é avalizada no Processo de 2005, “habilitando a área para qualquer tipo de uso, não havendo necessidade do estabelecimento de medidas de controle institucional, dispensadas restrições ao uso de solo e das águas subterrâneas e de engenharia”.

Durante décadas de atividade produtiva industrial da inglesa UNILEVER foi fonte de contaminação do subsolo e águas subterrâneas em plena Pirituba. Dentre as medidas de saneamento do sítio da empresa, a remoção de solo foi a recomendação da Agência Ambiental Paulista.

Boa notícia para nosotros!

O risco agora é outro. Diante da verticalização que esgota Vila Leopoldina, a rota de migração imobiliária atravessa o Rio Tietê e especulam as grandes áreas industriais pouco mensuradas pelo planejamento urbano, ritual este com tradicional chá inglês.

Edson Domingues, 10/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário