segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Obras do Metrô desvendam segredos de Sto Amaro

 Ao ser escavado o solo pode ser encontradas objetos inusitados, diferentemente de substâncias contaminantes. Pois bem, nas escavações feitas para a construção da Linha 5 -lilás do Metrô em São Paulo, na região de Santo Amaro, Zona Sul, encontrou-se fragmentos de peças e objetos arqueológicos . Estas peças revelam um pouco da história da colonização deste região a partir do século XVI.

 A arqueóloga Rucirene Miguel,da empresa ALASKA Arqueologia, prestadora de consultoria ao Metrô, relatou a importância desse achado, já que não existem muitos registros sobre os costumes dessa época. Segundo ela, essa região poderia ter sido uma área de descarte, onde as pessoas jogavam lixo e o queimavam, evidenciado pela quantidade das cinzas e carvão misturado ao solo.
Os fragmentos encontrados nessa escavação foram: trilhos de bonde, peças de cerâmicas, fragmentos de louças inglesas e cachimbos. Mas o que mais chamou atenção foi o encontro de uma pederneira: pedras formadas de sílix, lascadas e usadas como armas.
" É interessante porque a chegada do progresso veio desenvolver a história que o tempo roubou"- Jackson Teixeira ( gerente de contrução da Linha 5 do Metrô).
                                                Érica Sena

Notícia original:

Fonte: Diário de SP, 03/08 ( adaptação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário