quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Silêncio, é madrugada



No centenário do saudoso Adoniran Barbosa, a Casa Verde não poderia ficar de fora deste De olho no Solo. Adoniran imortalizou vários bairros paulistanos com seu sotaque típico italiano, da Mooca. O sotaque da Mooca, aliás, poderá vir a ser o primeiro bem tombado de natureza imaterial da cidade de São Paulo. Mas “fiquemo”, como diria Adorinan, com a Casa Verde.

Como no silêncio da madrugada, dorme sob o solo de nossa mãe gentil, diversos contaminantes. No caso do bairro da Casa Verde, o terreno de propriedade da Viação Santa Cruz S/A, está recheado de combustíveis líquidos, solventes aromáticos e PAHs.

Os PAHs são Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos, oferecem riscos de desenvolvimento de neoplasias na bexiga, nos pulmões, no estômago, e apresentam um aumento significativo do processo de mutagênia. Em 1997, a Agência Inglesa para Substâncias Tóxicas apresentou a chamada CERCLA Priorit List, de substâncias potencialmente tóxicas para os seres humanos. PAHs estão classificados em 7º lugar na lista como um dos mais tóxicos, liderados pelo Arsênio, seguidos por Chumbo e Mercúrio. A Agência de Meio Ambiente Norte Americana – EPA, passou a priorizar os estudos sobre 16 tipos de PAHs (Fonte: Centro Tecnológico de Polímeros SENAI-RS).

Em Novembro de 2009, a área da Viação Santa Cruz, localizada na Rua Desembargador Euclides da Silveira, 232, passou a constar na lista de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo, da Agência Ambiental do Estado de São Paulo - Cetesb. Aponta o Relatório para contaminação do subsolo e águas subterrâneas dentro e fora do sítio da Viação. A Cetesb ainda faz medidas de controle institucional com avaliação de risco.

A Comissão de Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo requisitou nesta semana informações adicionais a Cetesb e aos proprietários sobre o saneamento da área.

Como no samba No morro da Casa Verde, o assunto está em Silêncio, mas já não é madrugada para os responsáveis tomarem providências tamanho risco ao ambiente da zona norte. Durma num barulho destes...

Edson Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário