quinta-feira, 30 de setembro de 2010

De olho no solo sai como notícia no Diário Grande ABC

Amigos criam blog sobre áreas contaminadas

Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC

Movidos pelo ideal de mudar o panorama ambiental do Estado, três ambientalistas se uniram para criar um observatório social dos solos denominado De Olho no Solo. A ideia surgiu em meio a conversas de boteco e foi concretizada em formato de blog (www.deolhonosolo.blogspot.com), há um mês e meio. Com cerca de 1.300 visitas, promete incomodar empresas poluidoras.

"Não esperávamos esse volume de visitas, mas analisamos que a falta de referência sobre esse assunto está fazendo com que os interessados nos procurem. Já registramos visitas de gente de todo o País e até de fora como Estados Unidos, Cingapura, Portugal, França, Holanda, Argentina e Canadá", contou Edson Domingues, um dos integrantes do blog, que há 20 anos atua na área ambiental e estuda Antropologia.

Edson contou que a decisão de focar no tema foi a falta de uma atuação sistemática. Depois de encerradas as CPIs da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara Municipal de São Paulo, em 2009, que investigaram danos ambientais causados por empresas, ele e o amigo Paulo Rodrigues, 47 anos, que atuou por quase 27 no movimento que pediu a desativação do Aterro Bandeirantes, em Perus, na Capital (desde 2007 sem receber resíduos), decidiram criar o observatório.
"Contamos com apoio e colaborações de outros ambientalistas para acompanhar as contaminações e descontaminações das áreas no Estado", disse Paulo, que se forma em direito neste ano. No blog há apontamentos sobre quais são e onde estão esses locais, inclusive os que não fazem parte da lista da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de áreas críticas contaminadas, atualizada anualmente.
"Existem regiões que não fazem parte da lista, como em Santo André e São Bernardo. Com apoio de técnicos, estamos fazendo um levantamento de toda a região do Grande ABC para saber qual a dimensão do problema", revelou Edson.

Érica Regina de Sena Silva, 36 anos, trocou a carreira de 11 anos como professora da rede pública para se dedicar às questões ambientais. "Estou trabalhando com o blog e começo a atuar em uma consultoria ambiental nos próximos dias. Temos que fazer aquilo que nos dá prazer e sentimos que somos úteis", disse Érica.

 Fonte: Jornal Diário do Grande ABC, 30/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário