sábado, 2 de outubro de 2010

Quer saber quais são as áreas com solo contaminado?


 Estava procurando um jeito de passar para todos a lista feita pela CETESB sobre as áreas com solo contaminado, mas por ser muito extensa e em pdf resolvi passar apenas o link para que os interessados entrem e vejam todos os detalhes de cada uma das áreas.

 Resolvi ler o texto explicativo e achei várias informações interessantes que passarei para vocês. Fique por dentro também!

  CADASTRO DE ÁREAS CONTAMINADAS E REABILITADAS NO ESTADO DE SP

A origem das áreas contaminadas está relacionada ao desconhecimento, em épocas passadas, de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas, ao desrespeito a esses procedimentos seguros e à ocorrência de acidentes ou vazamentos durante o desenvolvimento dos processos produtivos, de transporte ou de armazenamento de matérias primas e produtos.
A existência de uma área contaminada pode gerar problemas, como danos à saúde, comprometimento da qualidade dos recursos hídricos, restrições ao uso do solo e danos ao patrimônio público e privado, com a desvalorização das propriedades, além de danos ao meio ambiente.
 Em maio de 2002, a CETESB divulgou pela primeira vez a lista de áreas contaminadas, registrando a existência de 255 áreas contaminadas no Estado de São Paulo. O registro das áreas contaminadas é frequentemente atualizado, e, após a última atualização, ocorrida em novembro de 2009, foram totalizados 2.904 registros no Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas no Estado de São Paulo.







A tabela a seguir mostra a distribuição das áreas contaminadas, em suas diferentes classificações, nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI.



http://www.cetesb.sp.gov.br/Solo/areas_contaminadas/texto_areas_cont_nov_09_.pdf

 Essas informações passadas pela CETESB através de gráficos e tabelas permitem aos leitores um melhor entendimento do assunto, e o reconhecimento de onde estão essas áreas e quem são os responsáveis.
Não deixe de ver na integra o relatório de cada uma das áreas contaminadas no Estado de SP.

Fonte: CETESB

Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário