segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Revelação de Santo André!





Nestes 60 anos de televisão brasileira, uma figura marcante ficou gravada em nossos corações: Edson Cury. Conhecido como Bolinha manteve durante anos programa de auditório com belas dançarinas que rebolavam ao som da nova geração de cantores brasileiros. No programa Clube do Bolinha, revelaram-se talentos como Leandro e Leonardo, Alan e Aladim, e Arnaldo Antunes. Bolinha era escrachado. Gostava de usar camisas floridas exibindo sua vantajosa barriga. Bolinha ainda abria espaço para outros talentos no quadro “Eles e Elas”, onde apresentavam-se travestis, drag queens e transformistas. Era um escândalo para a época, quando muitas famílias evitavam assistir certas cenas.


Este Observatório Social por força da expressão industrial do ABC vem compilando as informações sobre áreas contaminadas na região. Se São Bernardo possui 88 áreas com contaminação, Santo André também tem seus problemas. Não são poucos. Há suspeita que a Lista Oficial da Cetesb esteja muito aquém da realidade não revelada. Há que considerar o longo trecho entre as estações de Santo André e Mauá, passando por Capuava, e os imensos pátios industriais, alguns já desativados.

Lembremos o ano de 2005, quando o eixo da Avenida Eusébio Stevaux, em Santo Amaro, tornou-se público a mega extensão de contaminantes na Bacia do Jurubatuba. A divulgação apenas aconteceu em razão da autodenúncia da Gillete do Brasil –hoje Proctle & Gamble.

Santo André possui hoje, segundo a Cetesb, 83 áreas contaminadas. São 66 áreas correspondentes a postos de combustíveis – 79,5%. As áreas industriais são as mais preocupantes, apesar de menor número, 17 no total – 20,5%. Rhodia Poliamida, Rebrasoil, Solvay, Aterro DAEE e Alcoa Alumínio puxam esta lista.

Cabe a sociedade civil exigir maior competência da agência ambiental paulista, e cobrar rígida investigação preliminar e detalhada das áreas com histórico de ocupação industrial.

A exemplo do quadro “Eles e Elas” do Programa do Bolinha na década de 80, está na hora da Cetesb revelar novas áreas contaminadas em Santo André!
Edson Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário